SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2The Self Formation and the Affective Dependence: a Person Centered Approach literature reviewUse of drugs for university students of courses exclusively night author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

AZEVEDO, Rafael Torres  and  TELLES, Thabata Castelo Branco. "Nem tudo pelo crack": uma leitura sartreana acerca da questão da liberdade entre estes usuários. Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 78-98. ISSN 2175-2591.

A dependência a uma substância psicoativa não pode ser explicada de forma simplista, pois é multideterminada. O uso do crack tem desafiado as políticas de saúde quanto ao tratamento e reinserção do usuário à sociedade. A pesquisa realizada na iniciação científica intitulada: "A vivência da fissura entre usuários de crack: um estudo fenomenológico" mostrou que seria importante a discussão do tema da liberdade em relação à fissura, já que essa é um impeditivo de sair do vício. Nessa pesquisa, realizada no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Uberaba, foram feitas seis entrevistas abertas objetivando explorar as vivências dos usuários. Um dos resultados demonstrou que, apesar da fissura, não é tudo que se faz para ter o crack. Então, sob a visão sartreana, se discute - teoricamente, através de exemplos de achados empíricos - que, mesmo diante dela, há uma liberdade de se buscar um futuro diferente.

Keywords : crack; Fissura; Liberdade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License