SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2La Formación del Selfy la Dependencia Afectiva: una revisión bibliográfica del enfoque centrado en la personaEl consumo de drogas por universitarios cursos exclusivamente nocturnos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

AZEVEDO, Rafael Torres  y  TELLES, Thabata Castelo Branco. "Nem tudo pelo crack": uma leitura sartreana acerca da questão da liberdade entre estes usuários. Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 78-98. ISSN 2175-2591.

A dependência a uma substância psicoativa não pode ser explicada de forma simplista, pois é multideterminada. O uso do crack tem desafiado as políticas de saúde quanto ao tratamento e reinserção do usuário à sociedade. A pesquisa realizada na iniciação científica intitulada: "A vivência da fissura entre usuários de crack: um estudo fenomenológico" mostrou que seria importante a discussão do tema da liberdade em relação à fissura, já que essa é um impeditivo de sair do vício. Nessa pesquisa, realizada no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Uberaba, foram feitas seis entrevistas abertas objetivando explorar as vivências dos usuários. Um dos resultados demonstrou que, apesar da fissura, não é tudo que se faz para ter o crack. Então, sob a visão sartreana, se discute - teoricamente, através de exemplos de achados empíricos - que, mesmo diante dela, há uma liberdade de se buscar um futuro diferente.

Palabras clave : crack; Fissura; Liberdade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License