SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2"Not everything on crack": a Sartrean perspective on the issue of freedom among these usersPsychologist health training: tensions and potentials for interdisciplinary field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

LIMA, Letícia Maria Rosa; GOMIDE, Sinésio Júnior  and  FARINHA, Marciana Gonçalves. Uso de drogas por universitários de cursos exclusivamente noturnos. Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 99-136. ISSN 2175-2591.

A entrada na universidade propicia maior autonomia e novas vivências ao jovem. O problema está quando esse ingresso torna-se um período de vulnerabilidade para iniciação e manutenção do consumo de substâncias psicoativas. Objetivando mensurar o uso de drogas por 286 graduandos de 18 a 39 anos de cursos exclusivamente noturnos de uma universidade federal mineira, foi realizado um estudo quantitativo e descritivo aplicando-se o Questionário para Triagem do uso de Álcool, Tabaco e Outras Substâncias (ASSIST). Os dados obtidos foram analisados pelo software Statistical Package for the Social Science (SPSS) 16.0. Esta análise indicou que as maiores taxas de uso de drogas na vida corresponderam a 76,9% para o álcool, 32,5% para derivados do tabaco e 16,2% para maconha. Esses resultados indicam a necessidade da problematização dessa realidade social e da fomentação por parte da universidade de programas de intervenção que atendam esses jovens.

Keywords : Universitários; Drogas; Abuso de substâncias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License