SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Uso de drogas por universitários de cursos exclusivamente noturnosTentativa de suicídio: reflexões em base a clínica centrada na pessoa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CRUZ, Amanda Pereira de Carvalho  e  CUNHA, Marcela Silva da. Formação em psicologia da saúde: tensões e potências no campo interdisciplinar. Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 137-151. ISSN 2175-2591.

RESUMO A formação em Psicologia na saúde envolve a construção do cuidado, essencial para o comprometimento com a integralidade. Este trabalho tem como objetivo discutir alguns aspectos da formação profissional da Psicologia em Belém/PA. O processo de aprendizagem do trabalho em saúde se faz no delicado processo de ensinar o que não está em manuais: o cuidado. A Saúde Coletiva visa transpor este modelo clássico, na possibilidade de criar novas estratégias. Através de vídeos e filmes foi possível trazer para discentes a possibilidade de diálogo, de se deixar afetar pela existência do outro. E mergulhar nos sentidos do trabalho em saúde. A partir da utilização dos filmes e vídeos, foi possível abordar o espaço para escuta e acolhimento às necessidades dos sujeitos, para além de tecnologias duras e leve-duras, tão presentes em nossas ações e serviços de saúde. Foi discutido a importância do estar presente, da escuta total. Deste modo, atravessar a compreensão da ação/reação; causa/efeito é se colocar a disposição deste outro; estar presente, possibilitando a formação em psicologia da saúde no acontecimento do encontro e do cuidar.

Palavras-chave : Psicologia da saúde; Cuidado; Saúde coletiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License