SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Formação em psicologia da saúde: tensões e potências no campo interdisciplinarRelato de experiência de um atendimento em um CAPS: considerações sobre o cuidado em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

FONSECA, Eminy Francineia Martins  e  LOBO, Warllington Luz. Tentativa de suicídio: reflexões em base a clínica centrada na pessoa. Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 152-165. ISSN 2175-2591.

Este artigo se propôs fazer uma revisão bibliográfica sobre os principais referenciais teóricos sobre a tentativa de suicídio e ideação suicida, duas difíceis situações cada vez mais reconhecidas pelos diversos atores nelas implicados, que têm sido objeto de diversas produções nas áreas das Ciências Humanas e da Saúde. Estes estudos representam a forma e a produção do conhecimento científico contextualizado para esta época, reproduzindo os discursos sobre as ações de tratamento e prevenção nesta modalidade de experiência. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada através de busca virtual nas bases de dados da Capes e Scielo. Foram selecionadas e analisadas 10 obras, entre artigos e livros com publicações entre janeiro/1985 a dezembro/2014, abarcando três categorias: ideação suicida, tentativa de suicídio e Abordagem Centrada na Pessoa. Os estudos revelaram quanto o ser humano é complexo, porém quando há disposição e abertura, há possibilidades de mudanças.

Palavras-chave : Suicídio; Ideação suicida; Pesquisa bibliográfica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License