SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Suicide Attempt: Reflections Based on Person-Centered ClinicThe Clinical Care of a patient with erectile dysfunction in the Perspective of Gestalt Therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

CARDOSO, Márcia Roberta de Oliveira; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de  and  PIANI, Pedro Paulo Freire. Relato de experiência de um atendimento em um CAPS: considerações sobre o cuidado em saúde mental. Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 166-186. ISSN 2175-2591.

O presente artigo pretende realizar uma interlocução entre o relato de experiência de um atendimento em um CAPS vivenciado por um dos autores e algumas considerações sobre o cuidado em saúde mental. A referida experiência fomentou a realização de uma dissertação no campo da saúde mental, cujo título é Com a voz, os usuários: discursos sobre as práticas de cuidado em saúde mental em um CAPS do Estado do Pará. Nesse sentido, este artigo propõe uma reflexão acerca das questões que envolvem o cuidado em saúde mental e as práticas desempenhadas no âmbito dos serviços substitutivos, de acordo com os pressupostos da Reforma Psiquiátrica e a atual Política de Saúde Mental no Brasil. O tema do cuidado em saúde mental nos serviços substitutivos ao modelo manicomial, ainda é emergente, especialmente no que se refere às práticas de cuidado no interior desses serviços.

Keywords : Cuidado; Práticas; Saúde mental; Reforma psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License