SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Tentativa de suicídio: reflexões em base a clínica centrada na pessoaO atendimento clínico de um paciente com disfunção erétil na perspectiva da Gestalt Terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CARDOSO, Márcia Roberta de Oliveira; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de  e  PIANI, Pedro Paulo Freire. Relato de experiência de um atendimento em um CAPS: considerações sobre o cuidado em saúde mental. Rev. NUFEN [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 166-186. ISSN 2175-2591.

O presente artigo pretende realizar uma interlocução entre o relato de experiência de um atendimento em um CAPS vivenciado por um dos autores e algumas considerações sobre o cuidado em saúde mental. A referida experiência fomentou a realização de uma dissertação no campo da saúde mental, cujo título é Com a voz, os usuários: discursos sobre as práticas de cuidado em saúde mental em um CAPS do Estado do Pará. Nesse sentido, este artigo propõe uma reflexão acerca das questões que envolvem o cuidado em saúde mental e as práticas desempenhadas no âmbito dos serviços substitutivos, de acordo com os pressupostos da Reforma Psiquiátrica e a atual Política de Saúde Mental no Brasil. O tema do cuidado em saúde mental nos serviços substitutivos ao modelo manicomial, ainda é emergente, especialmente no que se refere às práticas de cuidado no interior desses serviços.

Palavras-chave : Cuidado; Práticas; Saúde mental; Reforma psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License