SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1HIPERDIA: práticas de cuidado em uma unidade de saúde de Belém, Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

MOREIRA, Rebecca Barata  e  SOUZA, Airle Miranda de. Contribuições do método fenomenológico empírico para estudos em psicologia no Brasil: revisão integrativa da literatura. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 1-10. ISSN 2175-2591.

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa da literatura nacional na área de Psicologia acerca da utilização do Método Fenomenológico Empírico a fim de compreender como este vem sendo aplicado e suas contribuições para a produção de conhecimento científico no Brasil. Para tanto, foi realizado levantamento em bancos de dados virtuais em busca de artigos publicados nos últimos dez anos. A amostra foi composta por oito artigos e a analise pautada em aspectos como título, autor (es), ano de publicação, periódico, tipo de estudo, objetivos, descrição e aplicação do método, assim como, os principais resultados encontrados. Os resultados apontam para dois aspectos importantes: a escassez de publicações que utilizam o método em questão e, por outro lado, as importantes contribuições dos estudos analisados sobre a compressão do ser humano, de suas experiências da forma como são vivenciadas, material este de grande validade para as ciências psicológicas.

Palavras-chave : Revisão de literatura; Psicologia; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License