SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Contribuições do método fenomenológico empírico para estudos em psicologia no Brasil: revisão integrativa da literaturaColeções e colecionadores: compreendendo o significado de colecionar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

FEITOSA, Isabella de Oliveira  e  PIMENTEL, Adelma. HIPERDIA: práticas de cuidado em uma unidade de saúde de Belém, Pará HIPERDIA: care practices in a health facility in Belém, ParáHIPERDIA: prácticas de atención en un centro de salud en Belém, Pará. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 13-30. ISSN 2175-2591.

O Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes mellitus (HIPERDIA) é um conjunto de ações que integra os serviços oferecidos em unidades de saúde; enquanto, o cuidado em saúde conjuga uma ontologia e um conjunto de técnicas e procedimentos para cuidar do outro. Este escopo foi considerado nesta pesquisa de abordagem qualitativa orientada pelo método fenomenológico e pela hermenêutica da linguagem. Quais os modos de cuidados produzidos por uma equipe multiprofissional atuante no Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes mellitus de um Centro de Saúde Escola foi à pergunta norteadora, realizada através da observação participante e de entrevistas semiestruturadas com a equipe. A análise dos dados se deu através da leitura e reflexiva dos discursos e da experiência articulando-se com o referencial teórico pesquisado. Entre os resultados, verificou-se que o cuidado produzido pelos profissionais traduz uma atuação humanizada, e um modo de trabalho individualista. Concluímos que é necessário superar o modo de atuar pautado na lógica biomédica para que o HIPERDIA tenha efetivado os princípios da integralidade, humanização, diálogo e interdisciplinaridade entre a equipe.

Palavras-chave : Hiperdia; Produção de Cuidado; Equipe Multiprofissional; Atenção Primária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License