SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1HIPERDIA: práticas de cuidado em uma unidade de saúde de Belém, ParáExistential groups to raise awareness of men author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

OLIVEIRA, Douglas Fernando Henrique de; HOLANDA, Adriano Furtado  and  MACIEL, Josemar de Campos. Coleções e colecionadores: compreendendo o significado de colecionar. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 31-54. ISSN 2175-2591.

A pesquisa buscou investigar o sentido do ato de colecionar. Para tanto, foram selecionados 15 colecionadores de carrinhos da tradicional marca "MATCHBOX", que foram submetidos a entrevistas semiestruturadas, posteriormente analisadas pela perspectiva da pesquisa empírico-fenomenológica de Amedeo Giorgi. As respostas nos permitiram entender as motivações que fizeram dos entrevistados colecionadores, os preconceitos enfrentados por alguns deles perante à sociedade, e por fim formular parâmetros para definir um conjunto de objetos como coleção e categorizar a atividade de colecionar segundo o papel que desempenha na vida do colecionador. Concluiu-se que de modo geral o colecionismo é uma atividade benigna à saúde do indivíduo, contribuindo no seu grau de cultura e principalmente pela higiene mental que proporciona.

Keywords : Coleções; Colecionismo; Colecionadores; Saúde Mental; Fenomenologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License