SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1HIPERDIA: práticas de cuidado em uma unidade de saúde de Belém, ParáGrupos existenciais para conscientização de homens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

OLIVEIRA, Douglas Fernando Henrique de; HOLANDA, Adriano Furtado  e  MACIEL, Josemar de Campos. Coleções e colecionadores: compreendendo o significado de colecionar. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 31-54. ISSN 2175-2591.

A pesquisa buscou investigar o sentido do ato de colecionar. Para tanto, foram selecionados 15 colecionadores de carrinhos da tradicional marca "MATCHBOX", que foram submetidos a entrevistas semiestruturadas, posteriormente analisadas pela perspectiva da pesquisa empírico-fenomenológica de Amedeo Giorgi. As respostas nos permitiram entender as motivações que fizeram dos entrevistados colecionadores, os preconceitos enfrentados por alguns deles perante à sociedade, e por fim formular parâmetros para definir um conjunto de objetos como coleção e categorizar a atividade de colecionar segundo o papel que desempenha na vida do colecionador. Concluiu-se que de modo geral o colecionismo é uma atividade benigna à saúde do indivíduo, contribuindo no seu grau de cultura e principalmente pela higiene mental que proporciona.

Palavras-chave : Coleções; Colecionismo; Colecionadores; Saúde Mental; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License