SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Collections and collectors: understanding the meaning of collectingSilence in psychotherapy in the light of the person centered approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

PIMENTEL, Adelma. Grupos existenciais para conscientização de homens. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 55-75. ISSN 2175-2591.

Este artigo apresenta uma intervenção clínica chamada de Grupo Existencial inspirada na fenomenologia gestáltica, obra de cooperação científica entre o Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas e o Núcleo Especializado de Atenção ao Homem, ligado a Defensoria Pública do Pará. O grupo foi composto por 10 participantes objetivando oferecer a homens entre 31 e 70 anos um espaço e um tempo privado para a expansão consciente do contato. Foram realizadas 10 sessões com abordagem das contribuições de cada um para o acontecimento violento, entre elas modos do casal realizar escolhas; tomar decisões e atitudes; modo de falar e silenciar, impor a vontade; estigmas e estereótipos sobre identidade, subjetivação e sociabilidade de homens e mulheres. Entre os resultados ocorreram redução dos atrasos, das desconfianças e dos ânimos negativos dos participantes, e reflexões sobre diferenças entre os controles para subjetividade exercidos por homens e mulheres. Concluindo: o grupo existencial ofereceu experiências de autocontato, de conscientização crítica e de escuta sem julgamentos. Os vínculos entre participantes e equipe favoreceram a expressão de emoções íntimas. Para os resultados das vivencias serem consolidados é necessário flollow-up do casal.

Keywords : Grupo; Homens; Gestalt; Violência conjugal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License