SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O silêncio na psicoterapia a luz da abordagem centrada na pessoaRedução de danos e acompanhamento terapêutico: aproximações possíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ALMEIDA, Eunides  e  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. O processo de identificação e repetição com os modelos intrafamiliares e socioculturais e o ato criativo na perspectiva de Edith Stein. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 91-109. ISSN 2175-2591.

O fenômeno da identificação e da repetição da herança familiar e sociocultural, especificamente quando o que se repete descaracteriza o que é constitutivo do humano e desfavorece o encontro entre duas alteridades, tem sido alvo de grandes preocupações e gerado inúmeros estudos psicossociais, muitos deles reduzindo-o ao extrato psíquico e/ou social. Em Edith Stein é possível clarificar este fenômeno, o que permite apreender o acontecimento da repetição a partir de um ato livre e segundo as leis da motivação, colocando o processo de identificação com o outro e com o mundo como expressão da esfera ativa, numa inter-relação entre as categorias da vida humana com o espaço sociocultural. A transmissão da herança familiar é apreendida para além do plano sensível e do entorno sociocultural, possibilitando a compreensão da relação entre fenômenos psíquicos e processos culturais.

Palavras-chave : Identificação; Repetição; Criatividade; Fenomenologia; Liberdade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License