SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1The process of identifying and repetition with the intrafamily and socio-cultural models and the creative act in the perspective of Edith SteinGestalt art as clinical power in the approach to violence against the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

SILVEIRA, Ricardo Wagner Machado da. Redução de danos e acompanhamento terapêutico: aproximações possíveis. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 110-128. ISSN 2175-2591.

Este trabalho conta a experiência de redutores de danos (RDS) e sua capacitação em uma Escola de Redução de Danos implantada pelo CAPSad da Secretaria de Saúde de Uberlândia/MG em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia. A capacitação de rds destinou-se ao cuidado de pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas e não acessam a rede de cuidados em saúde disponível. O atendimento é feito no território onde elas vivem e nesses contextos os rds tentam criar estratégias inéditas de oferta de cuidados em saúde. Tais práticas embasadas pela política de Redução de Danos (RD) demonstraram sua eficácia na construção de vínculo com os usuários e na busca, com eles, de um projeto de vida e autocuidado. Além disso, constatamos que as aproximações entre a Redução de Danos e o Acompanhamento Terapêutico nos ajudaram a compreender e potencializar experiências exitosas em Redução de Danos.

Keywords : Redução de Danos; Acompanhamento Terapêutico; Educação Permanente em Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License