SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O processo de identificação e repetição com os modelos intrafamiliares e socioculturais e o ato criativo na perspectiva de Edith SteinArte gestáltica como potência clínica na abordagem da violência contra idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SILVEIRA, Ricardo Wagner Machado da. Redução de danos e acompanhamento terapêutico: aproximações possíveis. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 110-128. ISSN 2175-2591.

Este trabalho conta a experiência de redutores de danos (RDS) e sua capacitação em uma Escola de Redução de Danos implantada pelo CAPSad da Secretaria de Saúde de Uberlândia/MG em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia. A capacitação de rds destinou-se ao cuidado de pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas e não acessam a rede de cuidados em saúde disponível. O atendimento é feito no território onde elas vivem e nesses contextos os rds tentam criar estratégias inéditas de oferta de cuidados em saúde. Tais práticas embasadas pela política de Redução de Danos (RD) demonstraram sua eficácia na construção de vínculo com os usuários e na busca, com eles, de um projeto de vida e autocuidado. Além disso, constatamos que as aproximações entre a Redução de Danos e o Acompanhamento Terapêutico nos ajudaram a compreender e potencializar experiências exitosas em Redução de Danos.

Palavras-chave : Redução de Danos; Acompanhamento Terapêutico; Educação Permanente em Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License