SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Arte gestáltica como potência clínica na abordagem da violência contra idososA politicidade no fazer pesquisa: sobre uma maneira de pesquisar e de escrever índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

AITA, Karla Maria Siqueira Coelho  e  SOUZA, Airle Miranda de. Cenas sobre a morte, reveladas pela criança cardiopata abrir o coração. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 141-162. ISSN 2175-2591.

Este artigo trata de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a experiência de crianças frente à cirurgia cardíaca corretiva, desvelando os significados atribuídos à morte. O método está fundamentado na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, portanto, trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa de casos múltiplos na qual se compreende a necessidade do aprofundamento do estudo, a fim de apreender as singularidades do caso. Participaram cinco crianças portadoras de cardiopatias congênitas a serem submetidas à terapêutica cirúrgica corretiva parcial ou funcional, sendo uma do sexo masculino e quatro do sexo feminino, na faixa etária entre cinco e doze anos incompletos que foram internadas na Fundação Pública Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FPHCGV). O interdito do tema da morte vinculado ao sofrimento de seus familiares e equipe de saúde foram percebidos pelas crianças, que revelaram a necessidade em falar sobre a ameaça de morte pessoal e dos temores evocados no pré-cirúrgico cardiológico.

Palavras-chave : Criança; Cardiopatia congênita; Cirurgia Cardíaca; Significados da Morte..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License