SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Cenas sobre a morte, reveladas pela criança cardiopata abrir o coração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

KUSTER, Patrick Stefenoni  e  LOUZADA, Ana Paula Figueiredo. A politicidade no fazer pesquisa: sobre uma maneira de pesquisar e de escrever. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 163-177. ISSN 2175-2591.

Este artigo tem por objetivo colocar em análise o modo do pesquisar e o modo do escrever (como constitutivo inerente ao pesquisar), tomando por fio condutor tanto a relação da sensibilidade com o pesquisar, como a memória em sua relação com o escrever. Considerando que as condições da produção de conhecimento se dão numa sociedade de governo de uns sobre os outros, todo o desenvolvimento desse texto está na evidenciação de um saber-fazer tecido no plano de vidas insurgentes, na tensão tanto de valores hegemônicos que balizam a produção do conhecimento (como os herdados do platonismo), como tornando problemáticas ideias basilares que justificam a intolerância, que fundam relações segregantes e que criam violência de uns para com outros. Esse artigo, dessa forma, indica o exercício efetivamente político que caracteriza tanto o pesquisar, como o escrever, e toma como elemento analítico uma narrativa-memória.

Palavras-chave : Pesquisa; Produção de conhecimento; Escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License