SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Motivación afectiva y nexo vital: reflexiones en torno al sentido del temple de ânimo en Husserl y DiltheyContribuciones de Edith Stein para la comprensión de la experiencia de reorientación del sentido existencial de jóvenes autores del acto delictivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

STARZYńSKI, Wojciech. As paixões da alma como última proposta fenomenológica de Descartes. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 24-33. ISSN 2175-2591.

O ponto de partida deste texto é uma retomada dos principais pontos da interpretação fenomenológica das Paixões da alma feita por Merleau-Ponty. É significativo o fato de que, ao denunciar uma certa indecisão no pensamento de Descartes entre o realismo causal, o intelectualismo e a fenomenologia da união da alma e do corpo, aquele limite a leitura do texto das Paixões à sua primeira parte. Nosso objetivo é preencher essa lacuna : tentaremos ver nas duas últimas partes do texto tardio de Descartes não somente um prolongamento da temática da Meditatio VI, aquela da união da alma e do corpo, mas, pela introdução da ética, sua última proposta fenomenológica, na qual o Ego não é mais uma subjetividade teórica, o operador dos objetos da Mathesis, mas torna-se um sujeito que, pela experiência autoafetiva da boa vontade, faz parte da comunidade dos generosos.

Palabras clave : Descartes; Meditações; Análise fenomenológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License