SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Motivação afetiva e nexo vital: reflexões em torno do sentido dos estados de ânimos em Husserl y DiltheyContribuições de Edith Stein para a compreensão da experiência do direcionamento do sentido existencial de jovens autores de ato infracional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

STARZYńSKI, Wojciech. As paixões da alma como última proposta fenomenológica de Descartes. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 24-33. ISSN 2175-2591.

O ponto de partida deste texto é uma retomada dos principais pontos da interpretação fenomenológica das Paixões da alma feita por Merleau-Ponty. É significativo o fato de que, ao denunciar uma certa indecisão no pensamento de Descartes entre o realismo causal, o intelectualismo e a fenomenologia da união da alma e do corpo, aquele limite a leitura do texto das Paixões à sua primeira parte. Nosso objetivo é preencher essa lacuna : tentaremos ver nas duas últimas partes do texto tardio de Descartes não somente um prolongamento da temática da Meditatio VI, aquela da união da alma e do corpo, mas, pela introdução da ética, sua última proposta fenomenológica, na qual o Ego não é mais uma subjetividade teórica, o operador dos objetos da Mathesis, mas torna-se um sujeito que, pela experiência autoafetiva da boa vontade, faz parte da comunidade dos generosos.

Palavras-chave : Descartes; Meditações; Análise fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License