SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Passions of the soul as Descartes' ultimate phenomenological accomplishmentPsychological and social phenomenological analysis of the novel The fifteen, by Rachel de Queiroz author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

JOST, Maria Clara. Contribuições de Edith Stein para a compreensão da experiência do direcionamento do sentido existencial de jovens autores de ato infracional. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 36-48. ISSN 2175-2591.

O problema da juventude vivida em contextos da criminalidade é problema multifatorial, de grandes proporções sociais e tema recorrente de pesquisas acadêmicas. Todavia, as questões relacionadas aos processos envolvidos na reconfiguração da vida desses sujeitos, após o envolvimento com o crime, raramente são abordadas. O presente estudo objetiva apresentar o resultado das compreensões alcançadas a partir de uma pesquisa mais ampla, realizada com jovens-rapazes após seu envolvimento e afastamento do contexto do crime, buscando investigar os demarcadores presentes na dinâmica de seu redirecionamento existencial, enfatizando-se, para efeito desse trabalho, as contribuições steinianas para a apreensão do fenômeno. Os depoimentos, coletados através de entrevistas individuais, foram analisados fenomenologicamente. Na conclusão, evidenciou-se a implicação de exigências existenciais: a reconfiguração de si mesmo, do sentido do vivido e do posicionamento existencial, dinâmica impulsionada por acontecimentos mobilizadores do núcleo pessoal, cuja força espiritual possibilita o rompimento da cadeia de determinismos psíquico-sociais já consolidados.

Keywords : Juventude; Ato infracional; Redirecionamento existencial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License