SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2As paixões da alma como última proposta fenomenológica de DescartesAnálise psicológica e fenomenológica social do romance o quinze, de Rachel de Queiroz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

JOST, Maria Clara. Contribuições de Edith Stein para a compreensão da experiência do direcionamento do sentido existencial de jovens autores de ato infracional. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 36-48. ISSN 2175-2591.

O problema da juventude vivida em contextos da criminalidade é problema multifatorial, de grandes proporções sociais e tema recorrente de pesquisas acadêmicas. Todavia, as questões relacionadas aos processos envolvidos na reconfiguração da vida desses sujeitos, após o envolvimento com o crime, raramente são abordadas. O presente estudo objetiva apresentar o resultado das compreensões alcançadas a partir de uma pesquisa mais ampla, realizada com jovens-rapazes após seu envolvimento e afastamento do contexto do crime, buscando investigar os demarcadores presentes na dinâmica de seu redirecionamento existencial, enfatizando-se, para efeito desse trabalho, as contribuições steinianas para a apreensão do fenômeno. Os depoimentos, coletados através de entrevistas individuais, foram analisados fenomenologicamente. Na conclusão, evidenciou-se a implicação de exigências existenciais: a reconfiguração de si mesmo, do sentido do vivido e do posicionamento existencial, dinâmica impulsionada por acontecimentos mobilizadores do núcleo pessoal, cuja força espiritual possibilita o rompimento da cadeia de determinismos psíquico-sociais já consolidados.

Palavras-chave : Juventude; Ato infracional; Redirecionamento existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License