SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Intuição e percepção em Husserl: leituras de Emmanuel LevinasConsumo alcoólico por estudantes de Ciências Agrárias de uma Universidade Pública do Centro-Oeste Brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

VENEBRA MUNOZ, Marcela. Elementos para uma nova leitura da crítica ao psicologismo. Rev. NUFEN [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 77-97. ISSN 2175-2591.

No que segue tratarei de vincular os motivos históricos da crítica ao psicologismo com as motivações vitais da crítica socrática à sofística. Me interessa expor aquilo em que confluem as filosofías platónica e husserliana: a reforma de uma teoría do conhecimento, da racionalidade e a verdade, sobre a que seja possível orientar a vida mesma. Em um primeiro momento, tratarei de descrever a relação histórica ou o vínculo crítico entre a sofística e o psicologismo cujos aspectos coincidentes desenvolvo na segunda parte, enfatizando a motivação vital que há detrás de uma ideia ou projeto de reforma racional ou da racionalidade filosófica. Na terceira parte, exporei com maior detalhe os elementos de coincidencia, ou as motivações históricas - originalmente platónicas - que a crítica husserliana reativa; finalmente, explorarei apenas o tema da identidade do eu puro e eu psicológico (mundano) em sua relação com a ideia de unidade entre a filosofia e vida. O alcance último das páginas que seguem é a determinação de alguns elementos que nos permitan ler a crítica ao psicologismo desde suas motivações históricas, a da historia do pensamento ou de uma idea de racionalidade filosóficamente constituída.

Palavras-chave : Platão; Husserl; Fenomenología.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License