SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Ô de casa, posso entrar para cuidar?: um teatro-cura ao alcance do tato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ABREU, Lorena Dias de  e  LOUZADA, Ana Paula Figueiredo. A menina dança: práticas patologizantes em tempo integral. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 1-19. ISSN 2175-2591.

Este artigo traz a por meio de uma narrativa, análises das práticas de medicalização/ patologização das crianças no contexto escolar. Dentre os caminhos da narrativa, realçamos a "produção das crianças anormais" e às transformações implícitas nessa produção em meio aos processos de escolarização baseado na idade cronológica e ao ritmo de desenvolvimento. Para tal, aproximamo-nos da constituição histórica da expansão do saberpoder médico e, consequentemente, da captura do campo da infância. Propomos um modo de análise que se pautou na escuta e na sensibilidade, utilizando-se diários de campo e da montagem de narrativas com meninos e meninas, de forma a evidenciar nossas experiências dando visibilidade as práticas de patologização e medicamentalização dos comportamentos infantis.

Palavras-chave : Patologização; Medicamentalização; Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License