SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Brutus desenhadores: desiring cartography of a collective device of drawing, autobiography and careEnvironmental clinical psychology in therapeutic communities: intervention through professional trainning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

BASSANI, Marlise A.; SABADO, Diego  and  HAGE, Zakiee C. Mufarrej. Linguagem teatral, reflexão filosófica e grupo psicológico no cobate à violência em escolas: uma experiência em Belém (PA). Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 61-76. ISSN 2175-2591.

A escola é um espaço físico e social, no qual nos colocamos em constante inter-relação e se constitui em um território do qual nos apropriamos, ou não. Os conceitos de territorialidade e de apropriação de espaço, advindos da Psicologia ambiental, podem auxiliar na compreensão de possíveis conflitos e situações de violência que ocorrem no ambiente escolar. Este artigo apresenta a experiência do projeto "Lumiee: arte para a vida" e a transformação do espaço escolar pelos responsáveis pelo projeto e pelos alunos que dele participaram. Realizado em uma escola de Belém do Pará, teve como objetivo utilizar a linguagem teatral para promover a reflexão filosófica de temas do cotidiano e oferecer suporte emocional num grupo psicológico a alunos para combate à violência. Relata-se a experiência do projeto que une três áreas do conhecimento: Filosofia, Psicologia e Arte. A proposta do projeto baseou-se nas noções do Teatro Épico de Bertold Brecht e do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, utilizando suas propostas juntamente com as noções de grupo psicológico e os instrumentos de reflexão oriundos da filosofia. São sintetizados os resultados positivos para os alunos participantes nas esferas educacionais, sociais, familiares, espirituais e pessoais.

Keywords : Linguagem Teatral; Reflexão Filosófica; Grupo Psicológico; Combate à Violência; Territorialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License