SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Linguagem teatral, reflexão filosófica e grupo psicológico no cobate à violência em escolas: uma experiência em Belém (PA)Multiplicidades em formação continuada: o que pode uma escola pública na modalidade de jovens adultos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

BASSANI, Marlise A.  e  FERNANDES, Fabiana Coelho. Psicologia clínica ambiental em comunidades terapêuticas: intervenção por meio de capacitação profissional. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 77-88. ISSN 2175-2591.

O presente artigo teve como objetivo apresentar a intervenção realizada em uma comunidade terapêutica, visando promoção de saúde dos acolhidos, considerando características e conceitos da Psicologia Ambiental. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa, que foi delineada como um estudo de caso. Participaram deste estudo sete pessoas, cinco homens e duas mulheres, com idade entre 30 e 50 anos, com diagnóstico de dependência química. Os resultados sugerem que os quatro encontros da Oficina Temática "Capacitar para Reciclar" trouxeram elementos para a elaboração de propostas pessoais de vida dos participantes para quando estes saírem da instituição. Este trabalho articula informações com possibilidades de atuação no mercado de trabalho, trazendo um olhar diferenciado para os acolhidos a respeito das atividades realizadas com materiais recicláveis. Essa intervenção é educativa pois traz a importância do planejamento de uma proposta de vida que contemple a reinserção social por meio de trabalho com reciclagem de resíduos sólidos.

Palavras-chave : Psicologia ambiental; Psicologia Clínica Ambiental; Comunidade terapêutica; Dependentes químicos; Capacitação profissional; Reciclagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License