SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Multiplicidades em formação continuada: o que pode uma escola pública na modalidade de jovens adultos?Ações micropolíticas no campo da saúde mental: tecendo saberes em nome de uma artesania do cuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CAMPELO, Marilu Marcia  e  MONTEIRO, Alef. Mediniunidade e iniciação: notas sobre a iniciação de crianças na umbanda. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 108-126. ISSN 2175-2591.

O artigo é um estudo sobre o imaginário religioso umbandista acerca da iniciação de crianças que apresentam ou não capacidades mediúnicas latentes. Ele explora as variadas posições de praticantes frente à experiência do transe religioso na infância. O objetivo não é fazer uma discussão sobre transe e êxtase religioso na infância, mas delinear em que medida as representações do imaginário umbandista se aproximam e se distanciam das representações ocidentais sobre a infância e demonstrar como a religião constrói um lugar para a criança a partir desses elementos simbólicos que nela interferem. Para tanto, utilizouse o método etnográfico que consiste em observação participante, entrevistas intensivas e análises documentais junto a um grupo de umbandistas no Rio de Janeiro. Constata-se que há uma série de contradições entre as concepções religiosas acerca de capacidades espirituais inatas de crianças e a ideia de infância da sociedade contemporânea, acarretando readequações na dinâmica do grupo.

Palavras-chave : Crianças; Mediunidade; Iniciação; Umbanda; Religiões de Matriz Africana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License