SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Ações micropolíticas no campo da saúde mental: tecendo saberes em nome de uma artesania do cuidadoContributos da hermenêutica para a psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

BRITO, José Mário Barbosa de; OLIVEIRA, Kleber Roberto da Silva Gonçalves de; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro  e  PIMENTEL, Adelma do Socorro Gonçalves. A clínica do trabalho e o desvelamento do traumático no trabalho bombeiro militar: fragmentos de um caso clínico. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 148-163. ISSN 2175-2591.

A Psicodinâmica como pertencente ao âmbito das clínicas do Trabalho consideram que há uma dialética entre prazer e sofrimento psíquico no trabalho, que requer ao pesquisador compreender a dinâmica intersubjetiva que marca as relações de homens e mulheres com a organização do trabalho. Com base em tal princípio, o presente trabalho refletiu sobre alguns aspectos da organização do trabalho de um bombeiro militar que provocam vivências de sofrimento psíquico. O estudo de caso e a escuta clínica baseados nos aportes da psicodinâmica do trabalho foram suportes do método usado para fazer desvelar os sentidos do trabalho para o trabalhador bombeiro militar. Os principais resultados estão relacionados a uma situação real de desamparo e traumática e o medo da morte diante dos riscos profissionais na divisão que atuava.

Palavras-chave : Bombeiros; Psicodinâmica do Trabalho; Caso Clínico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License