SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Ambiente enquanto fenomêno: ensino de arquitetura na perspectiva fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CARMO, Valéria Amorim do  e  PADUA, Letícia Carolina Teixeira. A fotografia de um desastre: uma olhar existencial. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 5-23. ISSN 2175-2591.

Este relato de experiência tem como objetivo explorar e pensar a fotografia como linguagem para expressar o fenômeno do desastre como cerceador da liberdade existencial dos atingidos de Paracatu de Baixo, distrito de Mariana, destruído pelo rompimento da barragem de Fundão da Samarco no dia 05 de novembro de 2015. Para tanto haverá a construção de um referencial teórico abordando os seguintes conceitos estruturantes: desastre, vulnerabilidades, risco, resiliência, liberdade existencial, linguagem, fotografia como linguagem. A condução metodológica da pesquisa será feita via arqueologia fenomenológica e tem-se como resultado principal a apresentação, por meio da linguagem fotográfica, como o desastre em questão interferiu e interfere na liberdade existencial dos atingidos do distrito de Paracatu de Baixo.

Palavras-chave : Geografia humanista; Fenomenologia; Desastre; Linguagem; Fotografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License