SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2The photograph of a disaster: an existential perspectiveMountain chains of the way: nietzschean humanism and phenomenological geography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

BRAGA, Tatiana Benevides Magalhães; GOTO, Tommy Akira  and  MONTEIRO, Luiz Paulo Cobra. Ambiente enquanto fenomêno: ensino de arquitetura na perspectiva fenomenológica. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 24-41. ISSN 2175-2591.

Este artigo apresenta aspectos teórico-práticos desenvolvidos em disciplina ministrada a alunos do nono semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, cujo tema é a relação entre Fenomenologia e Arquitetura. No âmbito teórico, foi abordada a formulação da fenomenologia enquanto corrente de pensamento por Edmund Husserl, bem como seus desdobramentos na arquitetura, principalmente no pensamento de Martin Heidegger e Christian Norberg-Schulz. No decorrer da disciplina, desenvolveu-se uma metodologia de ensino visando desconstruir o olhar técnico e elaborar uma perspectiva que abarcasse o lugar enquanto fenômeno. No trabalho em que os alunos elaboraram um projeto de intervenção paisagística em praça pública, desvelaram-se aspectos de relação com o local, percebidos e elaborados na descrição de suas vivências e das percepções de modos de habitar o lugar. Como discussão, apresenta-se a relevância da teorização a partir de um percurso pela experiência vivida como recurso para a compreensão da arquitetura na perspectiva fenomenológica.

Keywords : Fenomenologia; Arquitetura; Paisagismo; Ensino de Arquitetura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License