SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Ambiente enquanto fenomêno: ensino de arquitetura na perspectiva fenomenológicaFenomelogia da paisagem: prolegômenos de uma gegrafia das essências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

DAVIM, David Emanuel Madeira. Cordilheiras do caminho: humanismo nietzschiano e geografia fenomenológica. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 42-62. ISSN 2175-2591.

Este escrito, propositalmente edificado como um relato de pesquisa, pretende confidenciar os caminhos percorridos ao longo de um desafio: trazer Nietzsche para um encontro com o humanismo e a Geografia fenomenológica. Foram escolhidas quatro sendas fundamentais que demonstram bem as principais questões, problemas, dificuldades e as possíveis respostas encontradas ao longo de mais de três anos de investigação, reflexão e leitura. Serão destacadas aqui as possibilidades de uma leitura humanista em Nietzsche, a surpresa ao encontrar uma cosmologia em seu esforço filosófico, a reverberação de uma geofilosofia nietzschiana na geograficidade de Eric Dardel e as coincidências e dificuldades na aproximação entre Nietzsche e a ontologia (fenomenologia) hermenêutica de Martin Heidegger.

Palavras-chave : Nietzsche; Geografia; Fenomenologia; Geofilosofia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License