SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Cordilheiras do caminho: humanismo nietzschiano e geografia fenomenológicaInvestigações sobre a experiência em ecologia profunda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

FERREIRA, Rafael Bastos. Fenomelogia da paisagem: prolegômenos de uma gegrafia das essências. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 63-74. ISSN 2175-2591.

O artigo busca refletir sobre as possibilidades de uma fenomenologia da paisagem na ciência geográfica pela via de algumas orientações fenomenológicas. Entendendo que esta "categoria" ou "dimensão" não se limita na sua forma física ou em seus aspectos acumulativos (históricos), como a paisagem pode se revelar enquanto uma expressaria do mundo-da-vida? Porém, o caráter ontológico não é o nosso interesse central, mas seus traços essenciais. Para tanto, mobilizamos a ciência geográfica para além do seu caráter cientificista, entendo-a como uma ciência das essências de orientação fenomenológica. A paisagem diante desses pressupostos será interrogada como um fenômeno originário da relação fundante entre o homem e a Terra. Portanto, como se efetua a sua apreensibilidade e suas formas essências de compreender o homem no mundo? O que ela significaria para o conhecimento geográfico enquanto experiência antepredicativa?

Palavras-chave : Lebenswelt; Percepção; Geografia fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License