SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Fenomelogia da paisagem: prolegômenos de uma gegrafia das essênciasHistória como ruptura: organizações histórico-temporais e os três movimentos da existência de Jan Patočka índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

BRANDAO, Gabriela Gazola. Investigações sobre a experiência em ecologia profunda. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 75-90. ISSN 2175-2591.

Este ensaio abre minhas investigações sobre aproximações e interfaces entre a ecologia profunda e a geografia humanista, objetivando um diálogo com minha área de formação e atuação, a arquitetura e o urbanismo. Diálogo pretendido por entender que a partir da arquitetura e do urbanismo se revela uma fenomenologia do habitar, e por considerar a arquitetura como expressão e continente do habitar, o qual abarca, dentre outras, as relações entre o homem e a Terra. Assumindo que esta relação perpassa a prática da arquitetura e do urbanismo, chegamos ao ponto em que a ecologia profunda dialoga e contribui para o referido campo, sobretudo, a partir do planejamento ambiental. Neste primeiro momento, trago aproximações do âmbito das experiências sensíveis, desveladas no diálogo entre geografia humanista e ecologia profunda, e encerro com algumas considerações formuladas a partir de minha experiência sensível em ecologia profunda e de meus estudos.

Palavras-chave : Ecologia profunda; Planejamento Ambiental; Experiência sensível.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License