SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Investigaciones sobre la experiencia en ecología profundaHogar de los sentidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

ROSAS, Gabrielle Mesquita Alves. História como ruptura: organizações histórico-temporais e os três movimentos da existência de Jan Patočka. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 91-108. ISSN 2175-2591.

O autor Jan Patočka entende história como ruptura. A ruptura entre história e pré-história acontece como movimento autêntico de nossa natureza humana. Movimento, usado em conotação qualitativa, é lido como transformação, como possibilidade. Afirma-se a existência de três movimentos individuais que de maneira transubjetiva se transformam em horizontes históricos. A autenticidade da transformação advém da consciência da natureza humana dos três movimentos individuais - ancorados em nossa corporeidade - e da responsabilidade da criação de horizontes transubjetivos - desta forma, históricos. Para melhor entendimento dessas ideias, trazemos a leitura de François Hartog e sua noção de regimes de historicidade compreendida como identificação e nomeação de diferentes organizações histórico-temporais.

Palabras clave : Filosofia da História; Fenomenologia; Genealogia da Responsabilidade; regimes de historicidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License