SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Investigações sobre a experiência em ecologia profundaLugar do sentido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ROSAS, Gabrielle Mesquita Alves. História como ruptura: organizações histórico-temporais e os três movimentos da existência de Jan Patočka. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 91-108. ISSN 2175-2591.

O autor Jan Patočka entende história como ruptura. A ruptura entre história e pré-história acontece como movimento autêntico de nossa natureza humana. Movimento, usado em conotação qualitativa, é lido como transformação, como possibilidade. Afirma-se a existência de três movimentos individuais que de maneira transubjetiva se transformam em horizontes históricos. A autenticidade da transformação advém da consciência da natureza humana dos três movimentos individuais - ancorados em nossa corporeidade - e da responsabilidade da criação de horizontes transubjetivos - desta forma, históricos. Para melhor entendimento dessas ideias, trazemos a leitura de François Hartog e sua noção de regimes de historicidade compreendida como identificação e nomeação de diferentes organizações histórico-temporais.

Palavras-chave : Filosofia da História; Fenomenologia; Genealogia da Responsabilidade; regimes de historicidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License