SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Influencias humanistas en la producción de conocimiento psicológico de la Pontificia Universidad Católica CampinasTejendo hilos de la Infancia con la Filosofia de la Educación, la Gestalt-terapia y la poesia de Manoel de Barros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

ARAUJO, Thauana Santos de  y  HOLANDA, Adriano Furtado. Uma leitura da noção de "agressão" nas obras de Fritz Perls. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 16-37. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03artigo12.

Este artigo se propõe a analisar o significado da noção de "agressão" para Fritz Perls, a partir de suas obras, apresentando sua teoria com base nessas produções e discutindo a conexão dos dois modos de agressão - dental e hostil. Foi feita uma leitura da teoria da agressão com vistas a apresentá-la e a debater as ambiguidades do conceito. As fontes primárias são quatro das cinco produções de Perls que abarcam a referida teoria, e um capítulo sobre agressão encontrado na obra de John Stevens (1975/1977). Evidenciou-se que o tema da agressão vai perdendo força ao longo das obras de Fritz e que sua exposição é confusa, bem como também é imprecisa e pouco clara a relação que faz entre agressão dental e hostil e a natureza biológica de ambas, especialmente da agressão hostil. Porém, concluiu-se também que agressão, para Fritz Perls, é uma função biológica e um instrumento que possibilita a própria preservação da vida em sentido biológico e existencial, e que regula o contato com o meio.

Palabras clave : Gestalt-Terapia; Agressão dental; Agressão hostil; Função biológica; Contato.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License