SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Influências humanistas na produção de conhecimento psicológico da Pontifícia Universidade Católica - CampinasTecendo fios da infância com a filosofia da educação, a gestalt-terapia e a poesia de Manoel de Barros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ARAUJO, Thauana Santos de  e  HOLANDA, Adriano Furtado. Uma leitura da noção de "agressão" nas obras de Fritz Perls. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 16-37. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03artigo12.

Este artigo se propõe a analisar o significado da noção de "agressão" para Fritz Perls, a partir de suas obras, apresentando sua teoria com base nessas produções e discutindo a conexão dos dois modos de agressão - dental e hostil. Foi feita uma leitura da teoria da agressão com vistas a apresentá-la e a debater as ambiguidades do conceito. As fontes primárias são quatro das cinco produções de Perls que abarcam a referida teoria, e um capítulo sobre agressão encontrado na obra de John Stevens (1975/1977). Evidenciou-se que o tema da agressão vai perdendo força ao longo das obras de Fritz e que sua exposição é confusa, bem como também é imprecisa e pouco clara a relação que faz entre agressão dental e hostil e a natureza biológica de ambas, especialmente da agressão hostil. Porém, concluiu-se também que agressão, para Fritz Perls, é uma função biológica e um instrumento que possibilita a própria preservação da vida em sentido biológico e existencial, e que regula o contato com o meio.

Palavras-chave : Gestalt-Terapia; Agressão dental; Agressão hostil; Função biológica; Contato.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License