SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3A reading of the aggression in the works of Fritz PerlsPhenomenological and Existential understanding of the transvestite experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

CYSNE, Juliana de Brito  and  FROTA, Ana Maria Monte Coelho. Tecendo fios da infância com a filosofia da educação, a gestalt-terapia e a poesia de Manoel de Barros. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 38-56. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03artigo13.

Buscamos refletir sobre a infância a partir do entrelaçamento das visões oriundas da Filosofia da Infância, Gestalt-terapia e da apresentada na obra do poeta Manoel de Barros. Em tempos contemporâneos, os saberes sobre a infância se encontram amplamente fundamentados por uma visão objetificada, capaz de explicá-la mediante técnicas controladas. A Filosofia da Educação concebe-a como tempo da experiência de ser criança, ultrapassando a visão tradicional de uma fase que se esgota em si, constituindo-se num devir. A Gestalt pensa a criança como um ser singular, de relação e em contínuo processo de desenvolvimento. A poesia de Manoel de Barros nos mostra uma infância dotada de criatividade, capaz de transformar e (re)construir a realidade. Neste diálogo, encontramos um pensamento transgressor da noção de infância, que foge à normatização. Falamos de um convite para vivenciar a experiência que se choca com o automatismo dos tempos atuais, para o encontro com o devir-criança.

Keywords : Infância; Filosofia da Infância; Gestalt-terapia; Manoel de Barros; Devir-criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License