SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Uma leitura da noção de "agressão" nas obras de Fritz PerlsCompreensão fenomenológico-existencial da vivência travesti índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

CYSNE, Juliana de Brito  e  FROTA, Ana Maria Monte Coelho. Tecendo fios da infância com a filosofia da educação, a gestalt-terapia e a poesia de Manoel de Barros. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 38-56. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03artigo13.

Buscamos refletir sobre a infância a partir do entrelaçamento das visões oriundas da Filosofia da Infância, Gestalt-terapia e da apresentada na obra do poeta Manoel de Barros. Em tempos contemporâneos, os saberes sobre a infância se encontram amplamente fundamentados por uma visão objetificada, capaz de explicá-la mediante técnicas controladas. A Filosofia da Educação concebe-a como tempo da experiência de ser criança, ultrapassando a visão tradicional de uma fase que se esgota em si, constituindo-se num devir. A Gestalt pensa a criança como um ser singular, de relação e em contínuo processo de desenvolvimento. A poesia de Manoel de Barros nos mostra uma infância dotada de criatividade, capaz de transformar e (re)construir a realidade. Neste diálogo, encontramos um pensamento transgressor da noção de infância, que foge à normatização. Falamos de um convite para vivenciar a experiência que se choca com o automatismo dos tempos atuais, para o encontro com o devir-criança.

Palavras-chave : Infância; Filosofia da Infância; Gestalt-terapia; Manoel de Barros; Devir-criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License