SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Compreensão fenomenológico-existencial da vivência travestiPsicologia fenomenológico-existencial e pensamento decolonial: uma diálogo necessário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

LOPEZ OLIVARES, Aide Esmeralda; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes  e  PIMENTEL, Adelma do Socorro Gonçalves. Arte e saúde: performance como intervenção terapêutica. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 78-92. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03artigo15.

O estudo apresenta uma reflexão sobre a utilização de formas expressivas artísticas no trabalho terapêutico através, especificamente, da intervenção. Nele discute-se, sob um enfoque fenomenológico-hermenêutico, o uso da performance como alternativa artística transdisciplinar, envolvendo determinadas ações de estímulo sensorial e expressivo que podem, mediante a vivência subjetiva do corpo, impulsionar um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Desse modo, o trabalho visa gerar como proposição o uso da performance como dispositivo artístico na intervenção terapêutica. Nesse horizonte, destacamos a possibilidade de os processos terapêuticos permitirem a utilização da arte e a exploração da imaginação, bem como a utilização da performance como estratégias de intervenção e como ato, tanto ético como poético, capaz de acordar, comover emocionalmente o ser humano e interpor-se como alternativa complementar à área terapêutica.

Palavras-chave : Corpo; Intervenção Terapêutica; Arte; Vivência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License