SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Arte e saúde: performance como intervenção terapêuticaFenomenologia existencial como caminho para pesquisa qualitativa em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SANTOS, Gustavo Alvarenga Oliveira. Psicologia fenomenológico-existencial e pensamento decolonial: uma diálogo necessário. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 93-109. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03artigo16.

O pensamento decolonial tem convocado distintos saberes a revisar suas bases epistemológicas em favor da consideração da colonização como fato histórico e da colonialidade como determinante epistemológico. O diálogo desse pensamento com a Psicologia Fenomenológico-Existencial é necessário uma vez que o mesmo parte das bases epistemológicas da fenomenologiaexistencial filosófica e por meio de uma revisão crítica de seus pressupostos, busca incluir o pensamento da periferia do sistema-mundo em diálogo com o saber europeu. Defende-se que a Psicologia Fenomenológico-Existencial deva dialogar com o pensamento decolonial no sentido de ampliar e revisar suas bases epistemológicas bem como sua práxis principalmente no que tange ao atendimento às camadas populares e vulneráveis da população latinoamericana. O objetivo desse artigo é apresentar o pensamento decolonial e suas possibilidades de diálogo com a Psicologia Fenomenológico-Existencial.

Palavras-chave : Fenomenologia-Existencial; Psicologia Fenomenológico- Existencial; Pensamento Decolonial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License