SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Psicologia fenomenológico-existencial e pensamento decolonial: uma diálogo necessárioFenomenologia e a pesquisa em psicologia da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SILVA, Ellen Fernanda Gomes Da  e  SANTOS, Suely Emilia De Barros. Fenomenologia existencial como caminho para pesquisa qualitativa em psicologia. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 110-126. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03artigo17.

Neste artigo, de cunho bibliográfico, pretendemos colocar em discussão um caminho possível para a pesquisa qualitativa em Psicologia, tomando como direção pressupostos da Fenomenologia Existencial. Para isso, apresentamos a pesquisa qualitativa e demarcamos diferenças essenciais entre a pesquisa guiada pelo pensamento metafísico e a pesquisa pela via do pensamento hermenêutico - diversidades singulares importantes, em vista de ampliar o conhecimento da pesquisa qualitativa em Psicologia com mais rigor científico. Nesse sentido, apontamos o Diário de bordo e a Roda de conversação enquanto duas modalidades de investigação/intervenção que vem sendo adotadas em vários estudos acadêmicos, ambas atravessadas pela narrativa da experiência e pela técnica no sentido originário - techné, bem como os referenciais que tomamos como pontos de iluminação para nos guiar na análise compreensiva. Assim, o método para análise compreensiva em questão se deu pela ";Analítica do Sentido " de Critelli e da ";Hermenêutica Filosófica " de Gadamer. A partir daí podemos apontar que a inspiração fenomenológica existencial inaugura outro modo de compreender a pesquisa qualitativa em Psicologia, ao pôr a experiência como guia e ao possibilitar uma torção na compreensão de método enquanto hódos-metá. Tal modo de pesquisar, iluminado por pressupostos não metafísicos, pode suscitar reflexões/compreensões sobre o fenômeno que se busca conhecer; reflexões que se fazem no percurso da pesquisa, seguindo as pistas da questão que norteia o pesquisador e o movimento do próprio fenômeno.

Palavras-chave : Fenomenologia Existencial; Hermenêutica; Pesquisa qualitativa; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License