SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Fenomenologia existencial como caminho para pesquisa qualitativa em psicologiaLinguagem, hermenêutica e psicoterapia existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

COSTA, Márcio Luis  e  CASTRO, Gilliano José Mazzetto de. Fenomenologia e a pesquisa em psicologia da saúde. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 127-139. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03artigo18.

RESUMO A presente reflexão tem por objetivo promover o diálogo entre a Fenomenologia e a Psicologia da Saúde a fim de observar quais sãos as contribuições que o primeiro campo pode trazer para as considerações sobre as pesquisas do segundo. Como metodologia serão apresentados alguns conceitos estruturantes da ciência fenomenológica sempre aproximando-os às questões da pesquisa na á rea da Psicologia da Saúde por meio de um estudo teórico. Os principais conceitos tratados são o de fenômeno, método fenomenológico, realidade, intencionalidade, fenomenalidade, verdade e Saúde. Como conclusão é possível observar que uma pesquisa de caráter fenomenológico em Psicologia da Saúde se caracteriza pela interação co-presente e comprometida do pesquisador e dos participantes, construindo com isso uma relação de alteridade de alteridades.

Palavras-chave : Saúde; Fenomenologia; Psicologia.

        · resumo em Espanhol | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License