SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3A relação clínica: uma forma de "Hospitalidade linguageira"Escola de redução de danos: uma experiência de educação permanente em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

COSTA, Breno Augusto da. Atuação de um psicológo em um centro especializado em educação especial: um relato de experiência. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 200-219. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03rex23.

O artigo contém o relado da atuação de um psicólogo em um centro de educação especial na cidade de Uberaba-MG a partir do pensamento fenomenológico existencial. As atividades desenvolvidas, tais como rodas de conversa, pesquisas dialogadas, grupos de estudo e formação continuada de educadores, são apresentadas, bem como algumas reflexões do psicólogo em torno do desenvolvimento das mesmas. Algumas questões emergentes a partir das atividades desenvolvidas, como a demanda dos educadores de capacitação para sua atuação, laudos no contexto educacional, medicalização da educação, pouca apropriação da afetividade na práxis educacional e indisciplina, também são apresentadas e discutidas. Nas considerações finais são realizados alguns apontamentos contribuidores para uma educação inclusiva e para o desenvolvimento do campo da educação: como a necessidade de combater a medicalização das práticas pedagógicas e de suscitar mais iniciativas como a relatada, bem como criar um sistema único de educação.

Palavras-chave : Psicologia Educacional; Educação Especial; Educação Inclusiva; Fenomenologia Existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License