SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3The Work Of A Psychologist In A Special Education Specialized Center: A Experience ReportDeath Under The Phenomenological Look: An Integrating Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

SILVEIRA, Ricardo Wagner Machado da  and  SANTOS, Thalita Mara dos. Escola de redução de danos: uma experiência de educação permanente em saúde. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 220-233. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03rex24.

Este relato de experiência versa sobre uma Escola de Redução de Danos tinha como objetivo a formação de agentes redutores de danos para atuar na rede pública de saúde para usuários de álcool e outras drogas e sensibilizar profissionais de saúde e comunidade para a importância e eficácia da estratégia da redução de danos na garantia de acesso e cuidado qualificado à saúde desta população. Utilizamos o método cartográfico para realizar o relato desta experiência. Alguns dos resultados alcançados foram: maior adesão de usuários à rede de serviços de saúde disponíveis; sensibilização de profissionais de saúde e da comunidade para a ampliação tecnologias de cuidado em saúde; capacitação de profissionais de saúde para o uso de tecnologias leves de cuidado em saúde; capacitação de agentes redutores de danos para atuação no território; a criação do cargo de agente redutor de danos para atuação na rede pública de saúde do município.

Keywords : Drogas; Redução de Danos; Educação Permanente em Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License