SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Escola de redução de danos: uma experiência de educação permanente em saúdeO casal face as finanças: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

GOMES, Daniele Moreira  e  SOUSA, Airle Miranda. A morte sob o olhar fenomenológico: uma revisão integrativa. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 164-176. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03revir25.

O objetivo do presente estudo foi compreender como o tema da morte tem sido abordado em estudos sob a perspectiva fenomenológica. Para tanto realizou-se uma revisão integrativa na literatura nacional a partir de critérios de localização e seleção, onde foram recuperados 15 artigos veiculados nas bases de dados BVS e SCIELO. A maioria dos estudos foi de natureza empírica/qualitativa e envolveram temas como vivência de familiares com câncer e atitude de profissionais de saúde frente à morte. A entrevista foi a técnica de pesquisa mais utilizada, assim como o referencial teórico mais adotado foi a fenomenologia existencial de Heidegger. Sugere-se o desenvolvimento de novos estudos que abordem a presente temática, mas sob novos critérios de seleção de estudos como forma de contribuir para a construção do conhecimento.

Palavras-chave : Fenomenologia; Morte; Método fenomenológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License