SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Death Under The Phenomenological Look: An Integrating Review" A Husserlian Fritz Perls? ": A comparative point of view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

CARDOSO, Luciana de Barros Silva Alves  and  BUCHER-MALUSCHKE, Júlia Sursis Nobre Ferro. O casal face as finanças: revisão da literatura. Rev. NUFEN [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 177-187. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol09.n03revir26.

O objetivo desse trabalho é analisar de que forma os psicólogos vêm desenvolvendo intervenções relacionadas ao tema finanças/dinheiro, a partir de uma revisão da produção científica sobre terapia de casais nos últimos cinco anos. O método utilizado foi o Critical Appraisel Skills Programme (CASP) a partir da busca na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) através das bases de dados: Medline e Scientific Eletronic Library Online (Scielo) pelo descritor terapia de casal, foram encontrados dois artigos, qualitativos. Esses artigos discutiram mudanças sociais nas últimas décadas as diferenças de gênero no manejo do dinheiro. Em conclusão, afirmam ser necessário preparar profissionais para intervir de forma bem orientada para o desenvolvimento cultural, social, gênero e visão econômica dos seres humanos. Conclui-se apesar de serem poucas as pesquisas sobre finanças elas colaboram para o alinhamento do casal em relação a gerenciamento financeiro, melhorando assim o impacto que o dinheiro traz para o relacionamento.

Keywords : Terapia de casal; economia; casamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License