SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The understanding of angussy in Carl R. Rogers psychotherapy: Brief study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

MUHL, Camila  and  HOLANDA, Adriano Furtado. O mundo ao meu alcance: território e saúde mental no litoral do Paraná. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 1-21. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04artigo22.

Portaria 3.088 de 2011 institui a Rede de Atenção Psicossocial que empodera todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde para atuarem em saúde mental. Nesse modelo, a noção de território é central para garantir a integralidade do atendimento. Este trabalho buscou refletir a partir da fenomenologia de Husserl sobre as possibilidades do território na saúde mental na 1ª Regional de Saúde do Paraná que compreende os municípios do litoral do Estado. Caracterizando-se como uma pesquisa fenomenológica, foram entrevistados seis profissionais que trabalham na Atenção Psicossocial e foram coletados dados de saúde junto ao DATASUS, IBGE e Secretária Estadual de Saúde. Foram destacados pelos profissionais aspectos positivos do território, como o uso da praia em oficinas terapêuticas, e aspectos negativos, como a época de temporada no verão que diminui a adesão ao serviço e aumenta o número de recaídas no caso dos usuários que fazem uso de álcool e drogas.

Keywords : Saúde Mental; Atenção Psicossocial; Território.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License