SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O mundo ao meu alcance: território e saúde mental no litoral do ParanáO caso de Flor: uma compreensão sartreana do consumo contemporâneo de cocaína índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

NETO, André Alves Ximenes  e  PONTE, Carlos Roger Sales da. A compreensão de angústia na psicoterapia de Carl R. Rogers: breve estudo. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 22-37. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04artigo23.

O presente estudo propõe uma reflexão sobre a compreensão da angústia na psicoterapia centrada na pessoa, tendo como ponto de partida básico algumas obras de Carl R. Rogers (1902-1987). A pesquisa desenvolveu-se a partir de inquietações oriundas desse tema e pelo interesse de conhecer como a psicoterapia centrada na pessoa compreende a angústia. Por meio de uma revisão bibliográfica, foi possível perceber uma concepção de angústia como um fenômeno inerente à realidade existencial, pertencendo, pois, ao campo fenomenal da pessoa. Com a produção de tal estudo, percebeu-se também que a angústia é invariavelmente associada a um estado de desadaptação, oriunda do desacordo vivido pela pessoa entre o "Eu" e sua experiência. Assim sendo, o processo terapêutico surge como um elemento que contribui para a diminuição da angústia, visto que a pessoa tende a atualizar-se ou, sob uma perspectiva organísmica, a funcionar plenamente.

Palavras-chave : Angústia; Carl R. Rogers; Psicoterapia Centrada na Pessoa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License