SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A compreensão de angústia na psicoterapia de Carl R. Rogers: breve estudoCondições de trabalho de equipes de saúde da família do Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

PRAGMACIO, Ingrid Coelho Borges  e  BORIS, Georges Daniel Janja Bloc. O caso de Flor: uma compreensão sartreana do consumo contemporâneo de cocaína. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 38-57. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04artigo24.

O presente estudo fenomenológico tem como objetivo compreender a experiência do consumo da cocaína a partir da vivência de uma usuária. O método fenomenológico permite a compreensão do fenômeno a partir da descrição da experiência do vivido, exigindo uma leitura singular e longe de qualquer generalização. Foi realizado um estudo de caso a partir do material obtido durante o acompanhamento psicoterápico da paciente/participante com a psicoterapeuta/pesquisadora. Os dados transcritos foram obtidos por meio de entrevista aberta, a partir da pergunta disparadora "como você compreende o significado do seu consumo de cocaína". Para a discussão do estudo de caso foi utilizado o aporte teórico-metodológico das contribuições do filósofo existencialista Jean-Paul Sartre, principalmente os conceitos de liberdade, angústia e má-fé. Como resultado do estudo de caso, constatou-se que o consumo de cocaína na contemporaneidade ocorre em decorrência do tempo da urgência de ser feliz e na tentativa da fuga da angústia.

Palavras-chave : Estudo de Caso; Jean-Paul Sartre; Fenomenologia Existencial; Consumo de Cocaína; Contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License