SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O caso de Flor: uma compreensão sartreana do consumo contemporâneo de cocaínaA reforma psiquiátrica já deu o que tinha que dar?: Reflexões da equipe de um CAPS de Belém índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ALVARENGA, Eric Campos; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de; PINHEIRO, Helder Henrique Costa  e  CARNEIRO, Vânia Cristina Campelo Barroso. Condições de trabalho de equipes de saúde da família do Pará. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 58-72. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04artigo.

Esta pesquisa investiga as condições de trabalho das equipes de saúde da família do estado do Pará com base nos dados do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Foram selecionados registros referentes às condições de trabalho de 776 equipes, tais como: agentes contratantes, tipo de vínculo, materiais e estrutura das unidades. Realizou-se uma Estatística Descritiva. Como resultado, percebeu-se que a maioria dos contratos de trabalho são temporários (65,4%) e a maior forma de seleção dos trabalhadores é por meio de indicação (36,7%). As unidades de saúde têm, em sua quase totalidade, sala de recepção e espera (94,5%) e sala de vacina (89,2). A melhoria das condições de trabalho das equipes é fundamental para sustentar a saúde destes trabalhadores e trabalhadoras. Ela pode reduzir adoecimentos e acidentes no trabalho, além de aumentar a resolutividade do cuidado.

Palavras-chave : Condições-de-trabalho; Atenção-Básica; Saúde-dotrabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License